sexta-feira, 15 de maio de 2009

Linguagem LOGO

A primeira versão da linguagem de programação Logo foi criada por Seymour Papert do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT em 1967 como uma alternativa à linguagem de programação LISP. Desde então, foram lançadas várias versões do Logo. Em 1980, o Logo foi ganhando adeptos, com versões para o MSX, Commodore, Atari e sistemas IBM PC. Estas versões eram principalmente para fins educacionais. A LCSI lançou o MacLogo em 1985 como uma ferramenta para programadores profissionais, mas nunca teve grande sucesso. O MIT ainda mantém um sítio sobre Logo que poderá ser acessado em: http://el.media.mit.edu/logo-foundation/.Hoje em dia existem várias versões do Logo por aí, que poderão ser encontradas no sítio de Logo do MIT e com uma pequena pesquisa no Google. Esta versão do Logo (KTurtle) é focada somente nas qualidades educacionais da linguagem de programação e não tentará se adequar às necessidades profissionais dos programadores.
Recursos do KTurtle
O KTurtle possui alguns recursos legais que tornam a introdução à programação uma leve brisa. Veja aqui alguns dos detalhes dos recursos do KTurtle:
Um interpretador de Logo integrado (sem dependências extras) que usa arquivos em XML para as traduções dos comandos, suporta as funções definidas pelo usuário e a mudança dinâmica de tipos.
A execução pode ser tornada mais lenta, pausada ou interrompida a qualquer momento.
Um editor poderoso para os comandos de Logo com um realce de sintaxe intuitivo, com numeração de linhas, entre outras coisas.
A
área de desenho pode ser gravada como uma imagem ou impressa.
A
área de desenho tem um modo de envolvência (ativo por padrão), para que a tartaruga não se perca assim tão facilmente.
A ajuda de contexto para todos os comandos do Logo, basta para isso pressionar F2.
Os comandos de Logo são completamente traduzíveis (no momento da escrita deste documento são suportados o Português do Brasil, o Holandês e o Francês, o Alemão, Italiano, Esloveno, o Sérvio (Cirílico e Latim), Espanhol e Sueco no KDE).
Um diálogo de erros que associa as mensagens de erro aos erros propriamente ditos no programa.
Uma terminologia de programação simplificada.
Modo de tela cheia.
Vários programas exemplo em Logo integrados facilitam o início.

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